fbpx

Script de Vida segundo a Análise Transacional

By 11 de agosto de 2020Sem categoria
Script de vida é um tema que gosto muito de aborda. Faz parte dos estudos da Análise Transacional e é facilmente de ser entendido. No mês de julho eu convidei muitos didatas da Análise Transacional para falarem sobre o tema no meu Instagram. Tive a felicidade de receber pessoas maravilhosas, professores e didatas que acompanho há muito tempo. E uma dessas pessoas foi a Márcia Bertuol. Durante a live ela nos contou que a Análise Transacional tem 4 grandes eixos teóricos, que são:
  • Estados de ego;
  • Teoria sobre transações;
  • Jogos psicológicos,
  • Script de vida.
Vou abordar com mais profundidade ao longo desse texto sobre Script de vida. Continue lendo para saber mais.

Script de vida, o que é?

O Script de vida é a parte que diz respeito a nossa psicodinâmica, ou seja, aquilo que acontece dentro da nossa cabeça. A definição do psiquiatra Eric Berne é de que se tem um plano de vida desenvolvido na primeira infância, revisado e atualizado na adolescência. Esse plano é colocado em ação na vida adulta. Este plano de vida é desenvolvido a partir de experiências desde a nossa concepção, incluindo a vida intrauterina, trabalho de parto, e outros. Obviamente, não há um plano consciente, mas sim que está em nosso mundo interno. Isso quer dizer na parte da mente do subconsciente, e onde nós vamos encontrar o que respondemos para 3 perguntas fundamentais, que a gente se faz a vida toda: Leia também: Como a Análise Transacional ajuda a liderança

1) Quem sou eu?  

Afinal, ninguém nasce sabendo quem é, mas sim, consegue captar as respostas a partir de experiências e convivências. Nossa mãe é quem nos nutre durante o período gestacional, e após o nascimento entram em cena pai, avós, irmãos e outros. A partir desta relação, nós colhemos informações para esta resposta.

2) Quem são os outros?

Novamente, esta resposta é encontrada na observação e convivência. Todo ser humano se constitui na relação eu-outro.

3) Como será a minha vida?

Esta pergunta é despertada quando caímos em si quanto ao nosso crescimento, e assim, desejamos e idealizamos ser alguém. Estas respostas costumam ser construídas ainda na primeira infância. Márcia traz que a resposta para as 3 questões anteriores são como alicerces de uma casa. “Embora não possamos ver, estão em nossa mente, em nosso subconsciente”, disse durante a live.
Saiba identificar suas emoções: Diagrama das emoções

Depois, a partir de tais alicerces, nós vamos construir uma história, uma narrativa, onde estas respostas ficam mais nítidas e acessíveis. Mas, não necessariamente conscientes. Estas seriam as paredes da casa, aquilo que conseguimos visualizar ao olhar de fora. Na psicoterapia, quando são visualizados problemas, é preciso voltar aos alicerces. “Se uma casa tem rachaduras, é preciso ver como estão os alicerces”, comentou Márcia. Ao considerar todo o script, pode-se imaginar uma linha do tempo:
  • Até 2 ou 3 anos de idade são feitos os alicerces.
  • A narrativa é traçada dos 3 aos 8 anos de idade.
  • A revisão é feita na adolescência, um período rico em mudanças e de “reveres” de toda a vida.
“Se quisermos fazer uma metáfora com um roteiro de filme ou de teatro, é como se no início da infância a gente faz o esboço, na adolescência revisamos o texto e ajustes. Finalmente na vida adulta, colocamos em ação o nosso bloco no palco e vamos viver o que planejamos”, traz Márcia.

Script justifica questões

O Script de Vida justificaria várias questões como: “não se sentir merecedor”, “não se achar bom no que faz”, e outros, afinal, tudo seria derivado de experiências prévias e sensações que foram impressas.

Conclusão

Nós criamos o nosso script de vida ainda na infância e ele pode ser mudado. Mas, ele só é possível alterá-lo se você tiver consciência daquilo que precisa ser mudado. A psicoterapia é uma ótima aliada para te direcionar nesse caminho. Tatiane Medeiros é psicóloga e consteladora familiar. Whatsapp: https://bit.ly/378MphX

Deixe seu Comentários:

WhatsApp chat