fbpx

Metas para 2020 e a estratégia para alcançar seus resultados

Metas para 2020 chegou a virar meme nas redes sociais. E isso não tira a seriedade do assunto. É importante olhar para o próximo ano com muito carinho e estratégia.

Mas, Tati como vou fazer isso?

A primeira coisa que você precisa me responder é: “Você sabe o que te impede de seguir em frente?”

Ter consciência e clareza do que queremos é essencial. Então, a primeira etapa desse exercício para desenhar a sua estratégia e bater as metas para 2020 começa agora. Anote todas as metas e objetivos que você quer alcançar no próximo ano. FAÇA UMA LISTA!

Quando eu falo “anote”, é escrever mesmo. Seja no papel, no computador ou no celular. É importante que você leia e materialize essas metas e desejos.

Metas para 2020 e o plano de mudanças

Talvez seja importante antes de começar a planejar o novo ano, fazer uma avaliação de como está a sua vida. Como foi o ano que passou também é importante.

Essa avaliação pode ajudar a perceber o que você deve continuar fazendo, e o que precisa mudar. Para você pensar e visualizar melhor esse exercício, é importante que pense que a sua vida é como um quebra-cabeças.

odas as peças precisam estar encaixadas para que você alcance seus objetivos. Os relacionamentos afetivos e familiares, o trabalho e outros aspectos precisam estar em harmonia.

Se eu não tenho sucesso nos meus relacionamentos afetivos ou tenho alguma outra parte da vida desorganizada. O que faz entrar em desequilíbrio. É como se fosse uma roda, que gira e precisa estar tudo equilibrado.

Inclusive existe uma técnica que nos ajuda a visualizar como está as áreas da nossa vida: Roda da Vida. Se você quiser preencher e fazer uma auto analise, pode me pedir no WhatsApp que te enviarei como presente.

Outra forma de avaliação que eu adoro é pensar em tudo o que fizemos no ano que passou: Pegue uma folha e divida em 12 quadradinhos.

Um quadrado para cada mês do ano e escreva os fatos que te marcaram em cada um deles. Escreva tudo o que você viveu no mês e que foi importante: festas, viagens, conquistas, perdas, tristezas, pessoas que conheceu… Isso faz com que você olhe para o seu ano e faça uma avaliação sobre ele.

 

Leia também: Tênis x Frescobol por Rubem Alves

 

É preciso olhar para tudo isso, e ter uma avaliação clara do que vivemos.

Como começar?

Talvez o mais importante de todos é você identificar o ponto que você está mais motivado(a) a mudar.

Pense que só você é capaz de fazer essa mudança. Lembrando que só conseguimos mudar aquilo que queremos quando trago a responsabilidade para mim.

Não existem culpados ou inocentes nessa história. Existe a sua parcela de responsabilidade para que tudo saia conforme ou próximo ao planejado

Como consigo ter um planejamento consciente em 2020?

Eu vou separar em tópicos para responder a essa pergunta para facilitar. São ao todo 4 estratégias importantíssimas para conseguir ter esse planejamento consciente e alcançar as metas para 2020.

1 – Saiba onde você está

Esse é um dos principais desafios que devemos nos preocupar: ter clareza do lugar que estamos, do momento presente. Quero dizer que você precisa estar consciente do hoje, do aqui e do agora.

É preciso pensar “estou aqui, neste lugar e vou fazer isso agora. Estou consciente do meu momento presente”. Isso ajuda e muito no planejamento, trazendo serenidade e atenção para o que você precisa planejar e executar.

Por exemplo: tenho R$ 1000,00 ou Zero no dia de hoje e preciso de R$12 mil para uma viagem. Ou, estou com 70 kg e quero chegar aos 65 kg.

Precisamos estar no momento presente, e saber a realidade do momento.

2 – Faça as pazes com o passado

Só conseguimos estar presentes, se estivermos conscientes de que o passado está resolvido. É preciso cuidar com carinho do passado e identificar as questões que precisam ser perdoadas.

Caso contrário você só olhará para trás e não conseguirá estar no presente. Muitas pessoas precisam de ajuda para lidar com esse tema. Se você é uma delas, procure alguém de confiança ou um profissional que vai ser capaz de olhar para você sem fazer julgamentos.

Como ressignificar o passado?

Quando eu falo ressignificar eu não estou dizendo para você mudar a história. Mas, sim olhar para ela de forma diferente. Muitas vezes o significado que damos para o que aconteceu, nos impede de seguir em frente e de crescer.

Por isso, olhar para essa versão sua ou para o que aconteceu no passado e dizer “tudo bem. Foi como tinha que ser”, pode ser um bom começo.

Se ficar pesado, oriento novamente a buscar um profissional para ajuda-lo nessa busca pela cura.

3 – Olhe para o futuro

É preciso estar presente no aqui e agora, ressignificar o que passou e ter foco no que quer alcançar no futuro.

Uma dica que sempre dou é “honrar e respeitar a nossa história e a história das pessoas que nos rodeiam”.

Ficar pensando “e se eu não tivesse deixado meu trabalho ou se ainda estivesse namorando aquele(a) ex” é viver no passado. Isso te impede de olhar para frente e fazer planos.

Como criar metas para 2020 em 3 passos

1 – Avalie seu ano

Pegue uma folha e divida em 12 quadradinhos. Um quadrado para cada mês do ano e escreva os fatos que te marcaram em cada um deles. Isso faz com que você olhe para o seu ano e faça uma avaliação sobre ele.

2 – Faça uma carta para o ano que passou

Escreva para o seu ano tudo o que você conquistou, as perdas, aquilo que marcou e tudo que você pensou sobre ele. Tudo isso sem julgamentos, sem pensar se foi correto ou não. Deixe as palavras virem e releia.
Depois disso, você pode agradecer pelos momentos que teve e fazer o que quiser com essa carta.

3 – Escreva o que você quer para o próximo ao

Faça uma lista com tudo que você deseja alcançar em 2020 e esteja sempre atento à essa lista.

Dica bônus: você sabe o que te leva ao fracasso ou ao sucesso?

Isso vai existir na vida de qualquer pessoa. O que me leva a viver uma vida melhor é a forma como lido com essas questões ao longo da vida.

E aí? Gostou?
Me conta aqui se ajudei a montar melhor suas metas para 2020.

Deixe seu Comentários:

WhatsApp chat