fbpx

Análise Transacional

A Análise Transacional é um método psicológico criado em 1956, pelo psiquiatra Eric Berne,e tem como ênfase o estudo dos relacionamentos, das trocas e transações entre as pessoas. É uma teoria psicodinâmica, que acredita na mudança dos sentimentos, pensamentos e escolhas através do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.​
De acordo com a definição da InternationalTransactionalAnalysisAssociation (ITAA) “A Análise Transacional é uma teoria da personalidade e uma psicoterapia sistemática para o crescimento e a mudança pessoal”. É também uma filosofia de vida, uma teoria da Psicologia individual e social. Possui um conjunto de técnicas de mudança positiva que possibilita uma tomada de posição quanto ao ser humano. 
A Análise Transacional é uma teoria positiva, de confiança no potencial do ser humano e se baseia fundamentalmente nos princípios filosóficos de autonomia, consciência, espontaneidade e intimidade. Para a AT todo o individuo nasce com o potencial de ser feliz, de ter sucesso e relacionamentos de qualidade. No entanto, dependendo das mensagens que recebemos e decisões que tomamos, podemos limitar este potencial e passar a agir de acordo com as expectativas de nossos pais, ou estabelecendo relacionamentos dependentes e infelizes ou ainda não alcançando o sucesso em nossos objetivos.
Uma característica diferencial da AT é o trabalho contratual. O contrato é um acordo bilateral entre o terapeuta e o cliente, que tem por finalidade alcançar os objetivos propostos. O cliente enumera as mudanças que deseja alcançar e o terapeuta aceita trabalhar com ele facilitando-o atingir as mudanças desejadas. 
A teoria da Análise Transacional está estruturada através de 10 conceitos teóricos: Estados de Ego, Transações, Caricias, Estruturação do tempo, Posição existencial, Jogos psicológicos, Emoções, Script de vida,Mini script, e Dinâmica de Grupo.
Todos esses conceitos são apresentados em uma linguagem simples e acessível, que possibilita qualquer pessoa desenvolver a capacidade de analisar consigo e nos relacionamentos.

 

Deixe seu Comentários:

WhatsApp chat