fbpx

Como a Análise Transacional aperfeiçoa a comunicação do líder?

By 9 de março de 2020Análise Transacional

Análise Transacional é uma abordagem da psicologia muito simples e prática. Foi criada pelo psiquiatra canadense Eric Berne na década de 50 e até hoje é aplicada mundo a fora.

Você não precisa ser psicólogo para aprender sobre a Análise Transacional. Basta ter o interesse de se aprofundar nessa teoria e mudar o que te incomoda.

Quando falamos de comunicação do líder, logo pensamos nas lideranças atuais das empresas. Muitos não foram treinados ou ensinados a lidarem com as emoções.

Por isso, boa parte ainda não sabe como se comunicar melhor, criar ações engajadoras ou ser um exemplo para a equipe.

É aí que a Análise Transacional pode ajudar. E não é somente para líderes, mas para quem pretende ser um gestor ou ter bons relacionamentos na vida.

A abordagem da Análise Transacional

É uma das abordagens mais democráticas da psicologia e fala sobre personalidade. A definição da International Transactional Analysis Association (ITAA) diz que a AT é: “uma teoria da personalidade e uma psicoterapia sistemática para o crescimento e a mudança pessoal”.

E não deixa de ser uma filosofia de vida. Por meio dela é possível conhecer um conjunto de técnicas de mudança positiva que possibilita uma tomada de posição quanto ao ser humano.

Posso resumir em uma frase: é a abordagem positiva de confiança no ser humano com técnicas para promover mudanças.

A teoria da AT está estruturada através de 10 instrumentos. Conheça todos eles:

1 – Estados de EGO

Segundo Berne, um estado de Ego pode ser descrito fenomenologicamente como um sistema coerente de sentimentos relacionado às pessoas.

Operando como um conjunto de padrões coerentes de comportamento. Podendo ser um sistema de sentimentos que motiva um conjunto de padrões de comportamentos afins.

É aqui que está a personalidade, o jeito de sentir, pensar e se comportar.

Berne traz algo prático para que você possa entender e o que precisa para viver de forma saudável, equilibrada e sensata.

Baixe aqui seu infográfico para saber mais: Infográfico Grátis

2 – Transações

Aqui envolve estímulo e resposta. Que, basicamente, podemos dizer que é a comunicação. Ou melhor, aquilo que acontece entre mim e uma outra pessoa.

Nosso relacionamento e a comunicação divide em três estilos:

1 – Complementares

Que se complementam.

2 – Cruzadas

As transações cruzadas são as responsáveis pela maioria dos desentendimentos e conflitos entre os seres humanos.

3 – Ulteriores

São os jogos psicológicos que acontecem na maior parte das relações. De tudo aquilo que é dito sem uma intenção direta.

3 – Estruturação do tempo

Existem seis maneiras do ser humano estruturar o seu tempo: quatro delas têm dois aspectos, um positivo e um negativo; as outras duas – uma só tem aspectos negativos e outra só aspectos positivos.

A maneira como uma pessoa estrutura o seu tempo poderá levá-lo à morte precoce ou a viver por muitos anos.
Se você ainda não sabe como estrutura seu tempo, a Análise Transacional pode ajudá-lo nesse processo.

 

4 – Emoções

A divisão das emoções por Autênticas e Falsas Emoções é muito interessante. Berne traz para a prática a melhor forma de identificarmos o que estamos sentindo.

E assim podemos traçar melhor caminhos para lidar com aquela sensação.

Saiba mais aqui sobre emoções

5 – Posição Existencial

A forma como percebemos a nós mesmos em relação às outras pessoas. São juízos de valores ou conceitos de si mesmo e dos demais adquiridos na infância, através de tomada de decisões.

Se a sua posição existencial te incomoda, vem para a AT. Você vai aprender muito sobre você.

6 – Jogos Psicológicos

São constituídos por uma série de truques no meio e com um final bem previsível. São usados pelas pessoas para que elas alcancem o objetivo que elas têm.

Os jogos são aprendidos desde a infância e que não percebemos no dia a dia que fazemos. Quando você entender esse conceito, vai perceber o tempo que tem perdido praticando-os.

Por que jogamos? O que fazer para não entrarmos em Jogos Psicológicos? A estas e outras perguntas você encontrará as respostas conhecendo a teoria e a prática da Análise Transacional.

7 – Script de vida

O script de vida é a moldagem do nosso pensamento. A forma como pensamos define a vida que levamos.
Para Berne existem três grandes scripts de vida:

Vencedor

Aqueles que sempre vão conseguir alcançar os objetivos traçados.

Não ganhadores

Aqueles que fazem, fazem e fazem, mas não não chegam ao objetivo final.

Perdedores

Pessoas que não conseguem nunca atingir os objetivos finais.
O engraçado é que nós vamos buscando trabalhos e tudo para comprovar o nosso script de vida.

 

9 – Mini-script de Vida

É também conhecido por “mini-argumento”. São condutas observáveis, que numa tentativa de livrar o indivíduo de seu Script de Vida, termina por “empurrá-lo” cada vez mais para dentro dele.

Essas condutas observáveis são impulsionadas pelos comportamentos de Compulsores. Assim chamados por induzir aos comportamentos inadequados.

10 – Dinâmica de Grupo

Essa última quer dizer sobre a nossa inteligência social. Um assunto muito falado ultimamente e uma exigência por parte das empresas. Essa dinâmica aborda uma teoria para área clínica e organizacional.

Quer mudar a sua história e a forma como você se relaciona com as pessoas?

Vem para a Análise Transacional. Aprendemos de forma prática e objetiva para estabelecer mudanças. Assim, podemos pensar na vida, ter autoconhecimento e observar as relações que temos.

 

 

Deixe seu Comentários:

WhatsApp chat